-
Arquitetos: .8 Tenhachi Architect & Interior Design
- Área: 52 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Akihide MISHIMA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para um jovem casal recém casado. Eu (arquiteto) sou amigo de infância da esposa e colega do marido na pós-graduação. Estou muito feliz por projetar sua casa e gostaria de torná-la muito confortável para a nova vida a dois. O terreno é pequeno, de apenas 43 metros quadrados, localizado em uma área residencial tranquila no centro de Tóquio, Japão. O volume da casa é o tamanho máximo permitido, sujeito a restrições de altura pela regulamentação arquitetônica japonesa. Como resultado, ela possui apenas três metros e meio de largura e é flanqueada em ambos os lados por edifícios residenciais existentes.
A fachada frontal é revestida com painéis de telha galvalume cinza claro em padrão diagonal, feita por construtores que trabalham habilmente como se estivessem dobrando um pedaço de origami. Padrões diagonais criam algo novo na cidade, embora o galvalume seja um material muito comum. Embora o volume da casa esteja sujeito a regulação de altura, o casal batizou sua casa como “casa caixinha de leite” (milk carton).
A entrada se abre para uma área de trabalho com piso de concreto aparente e acabamento em argamassa. O pé-direito tem 3,4 m de altura que é enfatizada por grandes janelas e teto com vigas de madeira aparentes. A mesa dobrável está posicionada ao lado da janela para uso flexível criando mais espaço na área minúscula. Para atender ao pedido do casal de um espaço com uso duplo, como trabalho e aluguel, uma porta de vidro com moldura de madeira foi instalada para separar o espaço público do espaço privado para segurança, mantendo a sensação de abertura para a escada.
Na parte posterior, o volume branco está instalado no nível do primeiro andar, no qual o pequeno espaço da cama está acima, enquanto o interior é dividido em dois ambientes. A abertura em primeiro plano leva a um banheiro de hóspedes. A abertura posterior dá acesso a um espaço de serviço privado, assim como ao banheiro principal e à despensa. A luz natural acima da escada ilumina também o corredor do primeiro andar, levando os convidados ao segundo nível. O pavimento superior contém sala de jantar, sala de estar e sótão. A sala de estar está conectada a uma cozinha rebaixada por alguns degraus, com área para refeições. Os degraus podem funcionar como bancos quando os convidados os visitam para uma festa. A cozinha foi feita sob medida com um armário Ikea, e o balcão continua até a sala de estar como o armário da TV assim como os degraus seguem para as escadas do sótão. O grande céu iluminado está acima da sala de estar que funciona para a obtenção de luz solar e ventilação.
A casa tem diferentes níveis em cada andar que se conectam com a próxima área às vezes obviamente visível, às vezes sutilmente. Tentei não criar uma barreira entre móveis e arquitetura para fazer com que a casa parecesse um móvel útil. Esta é uma casa muito pequena, mas tentei projetar seus detalhes para serem perfeitos ao trabalho doméstico, para serem apenas o armazenamento suficiente para o casal e para ser apenas um espaço confortável para eles. Maximizar a área útil por meio de salas de planta livre sem função definida dá a esta casa flexibilidade e aconchego.